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resposta

Teclado 6 - síncopas

E aí, Wilson,

tudo bem?

Sobre a aula 3, atividade 2 - Tocando as síncopas, o segundo exercício mostra 4 colcheias, sendo a primeira no tempo, segunda no contratempo, ligada com a terceira e a quarta no último contratempo. Essa síncopa, ritmicamente é igual à síncopa do primeiro exercício, só que escrita de outra forma (no primeiro exercício, é representada por colcheia, semínima e colcheia). Existe alguma preferência entre uma representação e outra, dependendo da partitura, alguma regra? Tanto uma quanto outra representação pode ser usada ou há situações em que uma é mais adequada que a outra?

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Fala André, como vai!?

Ótima pergunta! A principal regra para quando vamos escrever partitura é manter a forma como for mais fácil de ler. Claro, isso vai depender da música (e do momento dela) que estamos escrevendo. Ou seja, mantendo-se a mesma métrica, a opção fica subjetiva ao que entender-se mais fácil de ler.

A única diferença mesmo está que, utilizando-se as ligaduras, podemos atravessar as barras de compasso, coisa que não podemos fazer apenas com as figuras ou pontos de aumento.

No caso específico aqui do curso, escrevi dessas maneiras justamente para experimentarmos um pouco de cada escrita.

Continue firme! Qualquer dúvida é só chamar!

Abraço!!!